sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Maneki neko


Yo minna!Hoje eu vim com um pouco mais da cultura japonesa!A história do Maneki Neko.Bem não é uma história, é uma lenda que não deixa de ser uma história...Em fim é alguma coisa ^-^'.Bem, a lenda do Maneki Neko não é A lenda e sim AS lendas, pois existem duas, mas vou postra só uma aqui, e claro a fonte aí vocês podem ver a segunda lenda.Então vamos!


Conta a lenda que quando o lorde guerreiro Ii Naotaka (1590~1659) voltava do cerco e tomada do Castelo de Osaka, após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de Tennoji, em março de 1615, surpreendido por uma chuva repentina, abrigou-se em baixo de uma árvore próximo do Templo Gotokuji, em Setagaya.
Gotokuji, na época, era um templo decadente, com pouca freqüência de fiéis e, portanto, muito pobre. No templo, vivia um monge budista e uma gata de nome Tama. Solitário, o monge conversava com a gatinha lamentando quase sempre a situação de penúria do templo.
- A situação está cada vez pior. Hoje, nem temos arroz para comer. Bem que você podia dar uma ajuda para melhorar nossa situação, em vez de ficar dormindo o dia inteiro.
Esperando a chuva passar sob a árvore, Ii Naotaka olhou para o velho templo e viu um gato sentado sobre suas patas traseiras e acenando com a pata dianteira levantada. O samurai ficou encantado pela habilidade do bichinho e foi em direção do templo para ver de perto a façanha.
Quando Naotaka chegou junto ao templo, um raio fulminante atingiu a árvore exatamente no local em que ele estava encostado. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia salvado sua vida. Então, entrou no templo para rezar em agradecimento à graça recebida.
No salão principal, havia várias goteiras, e todo o templo estava em condição lamentável. Naotaka fez oferenda de todo o dinheiro que carregava ao altar, comentando com o monge que a sabedoria de Buda iria usar aquele dinheiro para reformar o templo. Após esse episódio, Naotaka passou a freqüentar o Gotokuji, e o local tornou-se, então, o templo oficial da família de Ii Naotaka. Conseqüentemente, tornou-se um local próspero e visitado por todas as pessoas do feudo.
Para homenagear o gesto de Tama, que tanta sorte trouxe ao templo e salvou a vida de Naotaka, foi esculpido e colocado no local uma estátua da gata com a mão levantada. As réplicas em miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança, tornaram-se, mais tarde, amuleto da sorte, com o nome de Maneki-Neko.


Informação extra:





Essas esculturas do Maneki Neko, muitas vezes são colocadas logo na entrada de lojas, restaurantes etc.Também acredita-se que quando a patinha esquerda está levantada atrai clientes e quando a direita está lenvantada atrai dinheiro. 

Um comentário:

  1. Bem interessante esse texto,explicou o que eu queria saber e muito mas sobre o manekineko eu tenho um amuleto deste que foi me ganhado a varios anos.Abraços

    ResponderExcluir